sexta-feira, 31 de julho de 2009

Dica de leitura: Coraline



Olá!

Gente, preciso confessar um segredo: eu pré-avalio um livro pela capa. Absurdo, eu sei!!!! Rsss
Mas não consigo evitar. Foi assim que descobri Coraline, do britânico Neil Gaiman. Aquela menina, com expressão sombria, e todas as sombras atrás dela logo me chamou a atenção. Li o resumo da contra-capa e adorei.




(as duas capas do livro; temos a primeira, mas também gostei da segunda)

A história fala de Coraline Jones, uma menina de aproximadamente 9 anos que muda-se com os pais para uma cidade desconhecida, para morar em uma casa aparentemente sem graça. Muito inconformada com a súbita mudança, Coraline logo procura algo para fazer e começa a explorar a casa e o jardim à volta. Para a sua surpresa, descobre uma pequena porta que parece estar trancada por dentro. Diante da incredulidade e do pouco caso que seus pais lhe deram, Coraline não desiste em descobrir a razão da pequena porta. O que ela não esperava é que essa porta leva-a para uma outra dimensão do mesmo mundo em que vive, onde existe a mesma casa e os mesmos pais, só com uma pequena diferença: no lugar de olhos, eles têm botões!!!! Gente, apesar de tratar-se de um livro infanto-juvenil, me deu medo! Rsss
Originalidade, fantasia, suspense e uma pitada de humor, Coraline é uma ótima dica de uma leitura gostosa!

PS: não posso deixar de comentar o filme baseado na mesma obra. Esse ano, a história de Coraline foi às telonas em uma bem-sucedida adaptação em stop motion por Henry Selick. O resultado ficou fantástico! O filme já não está mais em cartaz, então já pras locadoras! =3 's



(poster e uma das cenas do filme)

Receita da semana: cookies de chocolate

Oi, pessoal!

Primeiramente, desculpem-nos pelo atraso nos posts dessa semana.

Vamos começar com mais uma receita. Confesso que ainda não experimentamos, mas achei fácil.
Bom, vamos a ela:

Cookies de Chocolate

- Ingredientes:



  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo

  • 1/2 xícaras de chá de açúcar

  • 1/2 xícara de chá de leite em pó

  • 1/2 xícara de chá de açúcar mascavo

  • 5 ovos inteiros

  • 100 g de margarina

  • 1 colher de sopa de fermento em pó

  • 1/2 xícara de chá de chocolate em pó

  • 1 barra de chocolate para cobertura (cortada em pequenos pedaços)

- Preparo:


Misture todos os ingredientes até ficar uma massa homogônea. Unte um prato de pizza com manteiga e farinha de trigo e com a ponta de uma colher, coloque aproximadamente 1/2 colher de sopa de massa em volta do prato distante umas das outras e leve ao microondas por 2'30 a 4 minutos na potência máxima (o tempo depente da potência do microondas). Se for usar o forno convencional, deixe aproximadamente 15 minutos.

Bom apetite! =3 's


sexta-feira, 24 de julho de 2009

Foto Arte


Gente, mais uma vez, vamos remeter à finalidade principal deste blog, que é a valorização da arte e cultura. Já falamos de livros, de filmes, exposição e agora vamos falar de fotografia.

Atualmente, com a constante evolução da tecnologia e com a grande ajuda da globalização, a câmera fotográfica tornou-se um bem que tem presença na maioria dos lares brasileiros. Me arrisco até a dizer que ela pode fazer frente ao aparelho celular e as pessoas a carregam em suas bolsas, a fim de estarem prevenidas para qualquer oportunidade que surgir (claro, você nunca sabe quando vai encontrar uma celebridade na rua e querer registrar o momento, né? Ai, desculpem-me, momento tiete :P).

Porém, apesar dessa popularização da fotografia, felizmente ainda encontramos muito profissionais que se dedicam à fotografia arte e com isso, produzem obras lindíssimas que encantam e deslumbram muitas pessoas. É o caso de Richard Heeks, que apenas há quatro anos começou a tirar fotos a partir de uma câmera digital simples, dessas que quase todo mundo tem, e agora decidiu tentar algo mais profissional. Agora ele se especializou em fotografar bolhas de sabão e o efeito é fantástico! Não tem como não se impressionar. Deem uma olhada no flickr dele e babem! :P
Beijos!

"Mensagem para você"


Oi, pessoal!

Aqui vai uma dica de filme perfeito para o clima que tem feito nesses últimos dias. “Mensagem Para Você”, ou “You’ve Got Mail”, no título original, é um autêntico representante do tipo “sessão da tarde”; perfeito para assistir em dias de chuva, bem acompanhado ou com um enorme pote de pipoca.

A história fala de dois donos de livrarias, concorrentes que não se toleram: Meg Ryan é proprietária de uma modesta livraria, toda fofa e aconchegante, que vive bem com seu negócio, até que Tom Hanks, dono de uma mega livraria, tipo Saraiva, abre uma filial na esquina da rua e começa a “roubar” todos os clientes. Ao longo do filme, essa intolerância vai aumentando no desenrolar do filme, mas o que eles não esperavam era que uma ironia do destino iria unir-los sem que eles soubessem. Utilizando apelidos, os dois acabam se encontrando em uma sala de bate-papo (nossa, que antigo, eu sei) e começam a se interessar um pelo outro. Bom, já viram onde isso vai dar, né? Então, já pras locadoras para a lugar o vídeo e bom fim de semana, gente!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Como seria a melhor das profissões?


Hoje, como alguns sabem, voltei a labuta depois de alguns parcos dias de férias. E, não sei por qual motivo, peguei-me pensando sobre como seria para mim o trabalho ideal. É muito provável que, sendo eu um ser humano, mesmo que eu tivesse esse meu "trabalho ideal" eu reclamaria dele - coisa mais natural, por sinal. Mesmo assim, tentei imaginar como ele seria. Vamos as minhas conclusões.

Primeiramente, o que mais me incomoda em relação ao trabalho é a obrigatoriedade, ou seja, você ter que acordar cedo todos os dias e cumprir aquela carga horária específica, dentro daquele período de horas estabelecidas. Sendo assim, flexibilidade é fundamental! Ainda em relação ao quesito tempo, 5 dias na semana acabam sendo um pouco demais - talvez 3 fosse o ideal, ou talvez um dia sim e um dia não, que acaba dando praticamente no mesmo.

O segundo ponto seria a atividade em si. No meu caso, como gosto muito de livros, poderia ser escrevendo-os ou mesmo vendendo os mesmos. Fazer os dois e ainda manter a carga horária proposta acima seria perfeito!

O terceiro item é o da remuneração. Particularmente, não faço questão de ser um multimilhonário. Gostaria apenas de ter recursos suficientes para fazer as coisas das quais gosto, ter o necessário e levar uma vida tranquila sem me preocupar muito. É óbvio que "ter o necessário" é talvez bastante subjetivo, mas no meu caso acho que seria o suficiente para manter uma casinha aconchegante, para minha senhora, a futura prole e eu, e algumas outras poucas coisas, nada demais. Nesse sentido, considero-me muito tranquilo.

E por último, há ainda outra questão que considero importante, que é a proximidade entre o local de trabalho e sua residência. Se eles coincidissem seria muito bom, mas se não fosse possível, que pelo menos eles fossem perto um do outro.

Entretanto, em relação a tudo isso, talvez eu esteja completamente equivocado. Talvez no que diz respeito ao trabalho valha mais as palavras de um grande sábio que uma vez disse:
"Não existe trabalho ruim. Ruim é ter que trabalhar."

De toda forma, penso que, satisfeitos ou não, devemos agradecer pelo trabalho que temos!

E para você, como seria o trabalho ideal?

Um grande abraço!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Sugestão Literária: As Crônicas de Arthur


Queridos amigos,

A partir de hoje, toda quarta-feira traremos sugestões de livros. É a Quarta Literária.

Inauguramos com uma série de livros que eu sou particularmente fã, "As Crônicas de Arthur" (na verdade sou fã de todos os livros do Bernard Cornwell, autor desta trilogia).

A série trata, como se depreende do próprio título, da clássica, e já muitas vezes contada, história do Rei Arthur, entretanto, algumas peculiaridades a difere das outras obras sobre esse mesmo tema.

Cornwell, em as Crônicas de Arthur, busca ser o mais verossímil possível, adicionando uma grande quantidade de realidade e hábitos de vida da época em que se estima que a história se passou. A maneira como ele lida com a questões da magia, da religião drúida e das superstições do povo é outro grande destaque dos livros, pois ele o faz com tal sutileza que se tem a sensação de não se tratar de uma obra de ficção, mas sim de uma narrativa histórica. Tem-se, às vezes, a impressão de que o autor apenas narra os fatos ocorridos da famosa história do Rei Arthur, em todos seus detalhes, como se eles realmente tivessem se desdobrado da forma descrita.

As Crônicas de Arthur são dividas em três livros: O Rio do Inverno, O Inimigo de Deus e Excalibur.

A história nesses três livros é narrada por Derfel, um antigo soldado do tempo de Arthur. E nela estão presente todos os clássicos personagens da conhecida história do famoso rei, como Guinevere, Lancelot, Morgana, Merlin, inclusive a própria espada Excalibur, que não poderia faltar. Entretanto, nem sempre esses personagens se apresentam no mesmo formato, seja de caráter ou personalidade, que estão acustumados aqueles que conhecem a história do rei bretão.

É uma excelente trilogia!
Aqueles que quiserem mais detalhes sobre os livros ou sobre o próprio autor, podem consultar os links abaixo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bernard_cornwell
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cronicas_de_artur

Um grande abraço!

terça-feira, 21 de julho de 2009

"Virada Russa" - Expo CCBB


Gente, como o foco desse blog é cultura, e o conhecimento é a única coisa que não pode ser perdida, e sim, sempre acrescentado, vamos ajudar na divulgação da exposição atual no Centro Cultural Banco do Brasil, "Virada Russa", que vai até 23/08, de terça a domingo, das 09h às 21h, no primeiro andar do CCBB. Abaixo segue a descrição que consta no site. Parece ser bem interessante, né? Abraços!

"A exposição Virada Russa foca sua atenção na produção artística criada na Rússia desde o começo do século XX até a década de 1930, importante não apenas para a cultura russa, mas para toda a arte internacional daquele período. O conjunto de obras selecionadas inclui a produção de importantes artistas do período, como Kandinsky, Maliévitch, Chagall, Rodchenko, Tátlin, Goncharova, entre outros. Ao todo, são 123 obras, todas pertencentes ao acervo do Museu Estatal de São Petersburgo. A mostra tem curadoria de Yevgenia Petrova, Joseph Kiblitsky, Rodolfo de Athaydee Ania Rodríguez Alonso".

Primeira Receita Livros&Andrade: Bolo de Cenoura


Olá a todos,
Como da descrição do próprio blog, avisei que falaria de todos os assuntos que me dessem vontade (assim como a Carol), inclusive sobre "gastronomia". Digo gastronomia porque é um nome mais chique que culinária, mas na prática dá no mesmo, não é verdade? Posto isso, hoje, dia 21 de julho de 2009, venho com a primeira receita deste blog: um bolo de cenoura de liquidificador - muito fácil de fazer. Vamos a ela, então.

Ingredientes:
  • 4 cenouras médias;
  • 3/4 xícaras de óleo de soja;
  • 3 ovos;
  • 2 xícaras de açúcar;
  • 21/2 xícaras de farinha de trigo;
  • 3 colheres de chá de fermento;

Preparo:

Bater no liquidificador as cenouras picadas com o óleo e os ovos até ficar bem cremoso. Misturar o açúcar a farinha e o fermento e depois acrescentar o creme e misturar tudo. 30 a 40 minutos no forno.

Cobertura:

2 barras de chocolate derretidas em banho-maria, depois misture com uma lata de creme de leite até ficar cremoso, e aí é só colocar em cima do bolo.


Depois é só fazer um cafézinho ou um chá para acompanhar.

Se ficar bom me mandem um pedaço!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Friendship



Gente, apesar de não sermos muito a favor de "modismos", não vamos deixar de registrar aqui uma pequena homenagem aos nossos amigos do coração. Feliz dia do amigo!

O grande "passo da humanidade"

(vista da Terra pelos astrounautas na lua)
Olá de novo!
Bom, todos já devem estar um pouco cansados da intensa massificação que a mídia está fazendo nos últimos dias a respeito da comemoração de quarenta anos da campanha espacial americana que levou o homem à lua. Mas, como comunicadora, devo enfatizar que comunicação é tudo rss!

Porém, tirando a midiatização do feito, devemos enaltecer sua grandeza. Gente, vocês já pararam para imaginar como deve ser a sensação de ficar isolado e preso a uma cápsula com destino a um lugar nunca antes visitado, com uma carga de expectativa mundial e sem ter a absoluta certeza se dará tudo certo? Dá pra ter uma leve impressão ao meu ver, e digo dá um frio na barriga só de pensar. Poder ver a Terra "de fora" e a Lua tão pertinho... Nossa, fico até sem palavras para expressar tamanha emoção! Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins representam os grandes "aventureiros" do século XX, dignos dos filmes de hollywood e acredito que eles tenham voltado com um monte de perguntas em suas mentes a cerca de tudo: do mundo em que vivemos, de quem somos e "quem" ou "o que" controla tudo isso. Dessa forma, terei que recorrer à célebre frase que é conhecida até hoje: realmente, trata-se de "um grande passo da humanidade".

Ah, e quem ainda não está "cansado" de ouvir falar no assunto, dá uma olhada na animação que o site Globo.com fez para representar a viagem à lua:
(vista da Terra pelos astrounautas)

Primeira enquete... de muitas


Estamos inaugurando nossa primeira enquente neste blog. A disputa deve acirrada e gerar polêmica para que se decida, na opinião de todos, "qual a melhor série de livros de fantasia".

A enquete encontra-se no menu ao lado esquerdo, logo abaixo dos arquivos do blog.

Eu já votei! Vamos todos participar!

Skoob


Pessoal, para quem ainda não tá sabendo, dentro dessa onde de sites de relacionamento, surge um com uma finalidade, ao meu ver, mais interessante. Trata-se do Skoob (http://www.skoob.com.br/), que, assim como o orkut, facebook ou myspace, permite adicionar "amigos", que tenham interesses a fins aos seus, porém dentro da literatura. Nele, você cria o seu perfil, com suas informações gerais e os seus gostos literários. Depois, é só adicionar os livros que você gosta, os que já leu, está relendo ou irá ler. Pode "ranquear" os que gostou, escrever resenhas e o melhor, através das suas "amizades", pode conhecer livros novos e assim, contribuir para a disseminação do conhecimento! Fantástico! Recomendo a todos; eu já fiz o meu, assim como o Diogo. Então, já pra lá criar o seu perfil e podem me adicionar: Carol Machado. Abraços!

domingo, 19 de julho de 2009

Nova "blogueira"


Olá! Para quem não me conhece, sou Carolina, noiva do Diogo :) e mais nova colaboradora deste blog. Fiquei muito feliz e lisonjeada com seu convite e espero que gostem dos posts que virão. Um grande beijo!

sábado, 18 de julho de 2009

C-3PO e Luke Skywalker são muito melhores que Darth Vader?


Essa foi justamente a pergunta que me fiz ao me deparar com os preços das miniaturas de chumbo de Star Wars da Planeta DeAgostini.

Para se ter uma ideia, paguei R$ 9,99 pela miniatura do Darth Vader, preço justo, penso eu. Entretanto, essa semana me deparei com os preços das 3ª e 4ª edições - C-3PO e Luke Skywalker, respectivamente - e cada uma delas custa R$ 37,99. Um absurdo! Esse preço tinha de ser o de um Lightsaber de verdade, na cor de sua predileção, obviamente.

É provável que todos tenham uma explicação lógica para isso, entretanto, continuo achando sem lógica alguma, e um absurdo. Por isso, minha imensa coleção de personagens de Star Wars continuará sendo composta apenas pelo velho Lord-Sith-com-um-balde-na-cabeça.

Um grande abraço. May the force be with you.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Horta Caseira


Aqui vai uma boa dica pra quem curte cozinhar, como eu. Horta caseira. Já pensei diversas vezes em fazer uma aqui em casa, mas tinha o receio de que desse muito trabalho. Essa do vídeo abaixo é bem simples. Acho que vou adotar.

Novo filme do Poteiro


Ontem fui assistir ao novo filme do Poteiro (Harry Potter). Confesso que no começo estava gostando bastante. O filme estava, até certo ponto, bastante fiel ao livro - particularmente não gosto muito quando adaptações modificando grande parte da história original (nesse sentido minha maior decepção foi com a bússola de ouro, mas isto fica para outra oportunidade). Retomando o ponto então, o filme, ainda que um pouco longo, vinha bem até o final. Entretanto, ... (agora vem spoilers).... toda as sequências de lutas do final do livro foram "estuporadas", simplesmente deixaram de existir no filme; a invasão dos Comensais da Morte não passou de um pequeno passeio tranquilo e sem turbulências em Hogwarts. E nem o enterro do coitado do Dumbledore ocorreu.
Sem contar que focou-se de forma demasiada nos romances e, na minha opinião, muito em virtude no dito acima, faltou ação.

Resumo da história, o que começou bem perdeu o fio.
Mas, se você não se importa de a melhor parte da história ter sido obliterada, o filme é bom!

Abraços.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

O Nascimento


Hoje, dia 15 de Julho de 2009, nasce o Livros & Andrade. O blog tem por pretensão falar de qualquer coisa que me venha à cabeça, desde livros e filosofia, até receitas, ou até mesmo de ideias que vieram a minha cabeça de forma aleatória.

É provável que grande parte do que eu venha a escrever não tenha relevância para a maioria das pessoas. Particularmente, não conservo essa pretensão, muito menos essa intenção. Entretanto, você que este blog visita e que, por ventura, vier a se identificar com algum dos temas aqui abordados, sinta-se à vontade para exprimir sua opinião.

Por favor, sugestões são muito bem-vindas

Um grande abraço,
Diogo

Dica de leitura: Coraline



Olá!

Gente, preciso confessar um segredo: eu pré-avalio um livro pela capa. Absurdo, eu sei!!!! Rsss
Mas não consigo evitar. Foi assim que descobri Coraline, do britânico Neil Gaiman. Aquela menina, com expressão sombria, e todas as sombras atrás dela logo me chamou a atenção. Li o resumo da contra-capa e adorei.




(as duas capas do livro; temos a primeira, mas também gostei da segunda)

A história fala de Coraline Jones, uma menina de aproximadamente 9 anos que muda-se com os pais para uma cidade desconhecida, para morar em uma casa aparentemente sem graça. Muito inconformada com a súbita mudança, Coraline logo procura algo para fazer e começa a explorar a casa e o jardim à volta. Para a sua surpresa, descobre uma pequena porta que parece estar trancada por dentro. Diante da incredulidade e do pouco caso que seus pais lhe deram, Coraline não desiste em descobrir a razão da pequena porta. O que ela não esperava é que essa porta leva-a para uma outra dimensão do mesmo mundo em que vive, onde existe a mesma casa e os mesmos pais, só com uma pequena diferença: no lugar de olhos, eles têm botões!!!! Gente, apesar de tratar-se de um livro infanto-juvenil, me deu medo! Rsss
Originalidade, fantasia, suspense e uma pitada de humor, Coraline é uma ótima dica de uma leitura gostosa!

PS: não posso deixar de comentar o filme baseado na mesma obra. Esse ano, a história de Coraline foi às telonas em uma bem-sucedida adaptação em stop motion por Henry Selick. O resultado ficou fantástico! O filme já não está mais em cartaz, então já pras locadoras! =3 's



(poster e uma das cenas do filme)

Receita da semana: cookies de chocolate

Oi, pessoal!

Primeiramente, desculpem-nos pelo atraso nos posts dessa semana.

Vamos começar com mais uma receita. Confesso que ainda não experimentamos, mas achei fácil.
Bom, vamos a ela:

Cookies de Chocolate

- Ingredientes:



  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo

  • 1/2 xícaras de chá de açúcar

  • 1/2 xícara de chá de leite em pó

  • 1/2 xícara de chá de açúcar mascavo

  • 5 ovos inteiros

  • 100 g de margarina

  • 1 colher de sopa de fermento em pó

  • 1/2 xícara de chá de chocolate em pó

  • 1 barra de chocolate para cobertura (cortada em pequenos pedaços)

- Preparo:


Misture todos os ingredientes até ficar uma massa homogônea. Unte um prato de pizza com manteiga e farinha de trigo e com a ponta de uma colher, coloque aproximadamente 1/2 colher de sopa de massa em volta do prato distante umas das outras e leve ao microondas por 2'30 a 4 minutos na potência máxima (o tempo depente da potência do microondas). Se for usar o forno convencional, deixe aproximadamente 15 minutos.

Bom apetite! =3 's


Foto Arte


Gente, mais uma vez, vamos remeter à finalidade principal deste blog, que é a valorização da arte e cultura. Já falamos de livros, de filmes, exposição e agora vamos falar de fotografia.

Atualmente, com a constante evolução da tecnologia e com a grande ajuda da globalização, a câmera fotográfica tornou-se um bem que tem presença na maioria dos lares brasileiros. Me arrisco até a dizer que ela pode fazer frente ao aparelho celular e as pessoas a carregam em suas bolsas, a fim de estarem prevenidas para qualquer oportunidade que surgir (claro, você nunca sabe quando vai encontrar uma celebridade na rua e querer registrar o momento, né? Ai, desculpem-me, momento tiete :P).

Porém, apesar dessa popularização da fotografia, felizmente ainda encontramos muito profissionais que se dedicam à fotografia arte e com isso, produzem obras lindíssimas que encantam e deslumbram muitas pessoas. É o caso de Richard Heeks, que apenas há quatro anos começou a tirar fotos a partir de uma câmera digital simples, dessas que quase todo mundo tem, e agora decidiu tentar algo mais profissional. Agora ele se especializou em fotografar bolhas de sabão e o efeito é fantástico! Não tem como não se impressionar. Deem uma olhada no flickr dele e babem! :P
Beijos!

"Mensagem para você"


Oi, pessoal!

Aqui vai uma dica de filme perfeito para o clima que tem feito nesses últimos dias. “Mensagem Para Você”, ou “You’ve Got Mail”, no título original, é um autêntico representante do tipo “sessão da tarde”; perfeito para assistir em dias de chuva, bem acompanhado ou com um enorme pote de pipoca.

A história fala de dois donos de livrarias, concorrentes que não se toleram: Meg Ryan é proprietária de uma modesta livraria, toda fofa e aconchegante, que vive bem com seu negócio, até que Tom Hanks, dono de uma mega livraria, tipo Saraiva, abre uma filial na esquina da rua e começa a “roubar” todos os clientes. Ao longo do filme, essa intolerância vai aumentando no desenrolar do filme, mas o que eles não esperavam era que uma ironia do destino iria unir-los sem que eles soubessem. Utilizando apelidos, os dois acabam se encontrando em uma sala de bate-papo (nossa, que antigo, eu sei) e começam a se interessar um pelo outro. Bom, já viram onde isso vai dar, né? Então, já pras locadoras para a lugar o vídeo e bom fim de semana, gente!

Como seria a melhor das profissões?


Hoje, como alguns sabem, voltei a labuta depois de alguns parcos dias de férias. E, não sei por qual motivo, peguei-me pensando sobre como seria para mim o trabalho ideal. É muito provável que, sendo eu um ser humano, mesmo que eu tivesse esse meu "trabalho ideal" eu reclamaria dele - coisa mais natural, por sinal. Mesmo assim, tentei imaginar como ele seria. Vamos as minhas conclusões.

Primeiramente, o que mais me incomoda em relação ao trabalho é a obrigatoriedade, ou seja, você ter que acordar cedo todos os dias e cumprir aquela carga horária específica, dentro daquele período de horas estabelecidas. Sendo assim, flexibilidade é fundamental! Ainda em relação ao quesito tempo, 5 dias na semana acabam sendo um pouco demais - talvez 3 fosse o ideal, ou talvez um dia sim e um dia não, que acaba dando praticamente no mesmo.

O segundo ponto seria a atividade em si. No meu caso, como gosto muito de livros, poderia ser escrevendo-os ou mesmo vendendo os mesmos. Fazer os dois e ainda manter a carga horária proposta acima seria perfeito!

O terceiro item é o da remuneração. Particularmente, não faço questão de ser um multimilhonário. Gostaria apenas de ter recursos suficientes para fazer as coisas das quais gosto, ter o necessário e levar uma vida tranquila sem me preocupar muito. É óbvio que "ter o necessário" é talvez bastante subjetivo, mas no meu caso acho que seria o suficiente para manter uma casinha aconchegante, para minha senhora, a futura prole e eu, e algumas outras poucas coisas, nada demais. Nesse sentido, considero-me muito tranquilo.

E por último, há ainda outra questão que considero importante, que é a proximidade entre o local de trabalho e sua residência. Se eles coincidissem seria muito bom, mas se não fosse possível, que pelo menos eles fossem perto um do outro.

Entretanto, em relação a tudo isso, talvez eu esteja completamente equivocado. Talvez no que diz respeito ao trabalho valha mais as palavras de um grande sábio que uma vez disse:
"Não existe trabalho ruim. Ruim é ter que trabalhar."

De toda forma, penso que, satisfeitos ou não, devemos agradecer pelo trabalho que temos!

E para você, como seria o trabalho ideal?

Um grande abraço!

Sugestão Literária: As Crônicas de Arthur


Queridos amigos,

A partir de hoje, toda quarta-feira traremos sugestões de livros. É a Quarta Literária.

Inauguramos com uma série de livros que eu sou particularmente fã, "As Crônicas de Arthur" (na verdade sou fã de todos os livros do Bernard Cornwell, autor desta trilogia).

A série trata, como se depreende do próprio título, da clássica, e já muitas vezes contada, história do Rei Arthur, entretanto, algumas peculiaridades a difere das outras obras sobre esse mesmo tema.

Cornwell, em as Crônicas de Arthur, busca ser o mais verossímil possível, adicionando uma grande quantidade de realidade e hábitos de vida da época em que se estima que a história se passou. A maneira como ele lida com a questões da magia, da religião drúida e das superstições do povo é outro grande destaque dos livros, pois ele o faz com tal sutileza que se tem a sensação de não se tratar de uma obra de ficção, mas sim de uma narrativa histórica. Tem-se, às vezes, a impressão de que o autor apenas narra os fatos ocorridos da famosa história do Rei Arthur, em todos seus detalhes, como se eles realmente tivessem se desdobrado da forma descrita.

As Crônicas de Arthur são dividas em três livros: O Rio do Inverno, O Inimigo de Deus e Excalibur.

A história nesses três livros é narrada por Derfel, um antigo soldado do tempo de Arthur. E nela estão presente todos os clássicos personagens da conhecida história do famoso rei, como Guinevere, Lancelot, Morgana, Merlin, inclusive a própria espada Excalibur, que não poderia faltar. Entretanto, nem sempre esses personagens se apresentam no mesmo formato, seja de caráter ou personalidade, que estão acustumados aqueles que conhecem a história do rei bretão.

É uma excelente trilogia!
Aqueles que quiserem mais detalhes sobre os livros ou sobre o próprio autor, podem consultar os links abaixo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bernard_cornwell
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cronicas_de_artur

Um grande abraço!

"Virada Russa" - Expo CCBB


Gente, como o foco desse blog é cultura, e o conhecimento é a única coisa que não pode ser perdida, e sim, sempre acrescentado, vamos ajudar na divulgação da exposição atual no Centro Cultural Banco do Brasil, "Virada Russa", que vai até 23/08, de terça a domingo, das 09h às 21h, no primeiro andar do CCBB. Abaixo segue a descrição que consta no site. Parece ser bem interessante, né? Abraços!

"A exposição Virada Russa foca sua atenção na produção artística criada na Rússia desde o começo do século XX até a década de 1930, importante não apenas para a cultura russa, mas para toda a arte internacional daquele período. O conjunto de obras selecionadas inclui a produção de importantes artistas do período, como Kandinsky, Maliévitch, Chagall, Rodchenko, Tátlin, Goncharova, entre outros. Ao todo, são 123 obras, todas pertencentes ao acervo do Museu Estatal de São Petersburgo. A mostra tem curadoria de Yevgenia Petrova, Joseph Kiblitsky, Rodolfo de Athaydee Ania Rodríguez Alonso".

Primeira Receita Livros&Andrade: Bolo de Cenoura


Olá a todos,
Como da descrição do próprio blog, avisei que falaria de todos os assuntos que me dessem vontade (assim como a Carol), inclusive sobre "gastronomia". Digo gastronomia porque é um nome mais chique que culinária, mas na prática dá no mesmo, não é verdade? Posto isso, hoje, dia 21 de julho de 2009, venho com a primeira receita deste blog: um bolo de cenoura de liquidificador - muito fácil de fazer. Vamos a ela, então.

Ingredientes:
  • 4 cenouras médias;
  • 3/4 xícaras de óleo de soja;
  • 3 ovos;
  • 2 xícaras de açúcar;
  • 21/2 xícaras de farinha de trigo;
  • 3 colheres de chá de fermento;

Preparo:

Bater no liquidificador as cenouras picadas com o óleo e os ovos até ficar bem cremoso. Misturar o açúcar a farinha e o fermento e depois acrescentar o creme e misturar tudo. 30 a 40 minutos no forno.

Cobertura:

2 barras de chocolate derretidas em banho-maria, depois misture com uma lata de creme de leite até ficar cremoso, e aí é só colocar em cima do bolo.


Depois é só fazer um cafézinho ou um chá para acompanhar.

Se ficar bom me mandem um pedaço!

Friendship



Gente, apesar de não sermos muito a favor de "modismos", não vamos deixar de registrar aqui uma pequena homenagem aos nossos amigos do coração. Feliz dia do amigo!

O grande "passo da humanidade"

(vista da Terra pelos astrounautas na lua)
Olá de novo!
Bom, todos já devem estar um pouco cansados da intensa massificação que a mídia está fazendo nos últimos dias a respeito da comemoração de quarenta anos da campanha espacial americana que levou o homem à lua. Mas, como comunicadora, devo enfatizar que comunicação é tudo rss!

Porém, tirando a midiatização do feito, devemos enaltecer sua grandeza. Gente, vocês já pararam para imaginar como deve ser a sensação de ficar isolado e preso a uma cápsula com destino a um lugar nunca antes visitado, com uma carga de expectativa mundial e sem ter a absoluta certeza se dará tudo certo? Dá pra ter uma leve impressão ao meu ver, e digo dá um frio na barriga só de pensar. Poder ver a Terra "de fora" e a Lua tão pertinho... Nossa, fico até sem palavras para expressar tamanha emoção! Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins representam os grandes "aventureiros" do século XX, dignos dos filmes de hollywood e acredito que eles tenham voltado com um monte de perguntas em suas mentes a cerca de tudo: do mundo em que vivemos, de quem somos e "quem" ou "o que" controla tudo isso. Dessa forma, terei que recorrer à célebre frase que é conhecida até hoje: realmente, trata-se de "um grande passo da humanidade".

Ah, e quem ainda não está "cansado" de ouvir falar no assunto, dá uma olhada na animação que o site Globo.com fez para representar a viagem à lua:
(vista da Terra pelos astrounautas)

Primeira enquete... de muitas


Estamos inaugurando nossa primeira enquente neste blog. A disputa deve acirrada e gerar polêmica para que se decida, na opinião de todos, "qual a melhor série de livros de fantasia".

A enquete encontra-se no menu ao lado esquerdo, logo abaixo dos arquivos do blog.

Eu já votei! Vamos todos participar!

Skoob


Pessoal, para quem ainda não tá sabendo, dentro dessa onde de sites de relacionamento, surge um com uma finalidade, ao meu ver, mais interessante. Trata-se do Skoob (http://www.skoob.com.br/), que, assim como o orkut, facebook ou myspace, permite adicionar "amigos", que tenham interesses a fins aos seus, porém dentro da literatura. Nele, você cria o seu perfil, com suas informações gerais e os seus gostos literários. Depois, é só adicionar os livros que você gosta, os que já leu, está relendo ou irá ler. Pode "ranquear" os que gostou, escrever resenhas e o melhor, através das suas "amizades", pode conhecer livros novos e assim, contribuir para a disseminação do conhecimento! Fantástico! Recomendo a todos; eu já fiz o meu, assim como o Diogo. Então, já pra lá criar o seu perfil e podem me adicionar: Carol Machado. Abraços!

Nova "blogueira"


Olá! Para quem não me conhece, sou Carolina, noiva do Diogo :) e mais nova colaboradora deste blog. Fiquei muito feliz e lisonjeada com seu convite e espero que gostem dos posts que virão. Um grande beijo!

C-3PO e Luke Skywalker são muito melhores que Darth Vader?


Essa foi justamente a pergunta que me fiz ao me deparar com os preços das miniaturas de chumbo de Star Wars da Planeta DeAgostini.

Para se ter uma ideia, paguei R$ 9,99 pela miniatura do Darth Vader, preço justo, penso eu. Entretanto, essa semana me deparei com os preços das 3ª e 4ª edições - C-3PO e Luke Skywalker, respectivamente - e cada uma delas custa R$ 37,99. Um absurdo! Esse preço tinha de ser o de um Lightsaber de verdade, na cor de sua predileção, obviamente.

É provável que todos tenham uma explicação lógica para isso, entretanto, continuo achando sem lógica alguma, e um absurdo. Por isso, minha imensa coleção de personagens de Star Wars continuará sendo composta apenas pelo velho Lord-Sith-com-um-balde-na-cabeça.

Um grande abraço. May the force be with you.

Horta Caseira


Aqui vai uma boa dica pra quem curte cozinhar, como eu. Horta caseira. Já pensei diversas vezes em fazer uma aqui em casa, mas tinha o receio de que desse muito trabalho. Essa do vídeo abaixo é bem simples. Acho que vou adotar.

Novo filme do Poteiro


Ontem fui assistir ao novo filme do Poteiro (Harry Potter). Confesso que no começo estava gostando bastante. O filme estava, até certo ponto, bastante fiel ao livro - particularmente não gosto muito quando adaptações modificando grande parte da história original (nesse sentido minha maior decepção foi com a bússola de ouro, mas isto fica para outra oportunidade). Retomando o ponto então, o filme, ainda que um pouco longo, vinha bem até o final. Entretanto, ... (agora vem spoilers).... toda as sequências de lutas do final do livro foram "estuporadas", simplesmente deixaram de existir no filme; a invasão dos Comensais da Morte não passou de um pequeno passeio tranquilo e sem turbulências em Hogwarts. E nem o enterro do coitado do Dumbledore ocorreu.
Sem contar que focou-se de forma demasiada nos romances e, na minha opinião, muito em virtude no dito acima, faltou ação.

Resumo da história, o que começou bem perdeu o fio.
Mas, se você não se importa de a melhor parte da história ter sido obliterada, o filme é bom!

Abraços.

O Nascimento


Hoje, dia 15 de Julho de 2009, nasce o Livros & Andrade. O blog tem por pretensão falar de qualquer coisa que me venha à cabeça, desde livros e filosofia, até receitas, ou até mesmo de ideias que vieram a minha cabeça de forma aleatória.

É provável que grande parte do que eu venha a escrever não tenha relevância para a maioria das pessoas. Particularmente, não conservo essa pretensão, muito menos essa intenção. Entretanto, você que este blog visita e que, por ventura, vier a se identificar com algum dos temas aqui abordados, sinta-se à vontade para exprimir sua opinião.

Por favor, sugestões são muito bem-vindas

Um grande abraço,
Diogo